Avaliação de máquinas e equipamentos

Antes de abordarmos alguns aspectos interessantes sobre esta temática convêm esclarecer as diferenças entre máquinas e equipamentos.

Reproduzimos aqui a definição constante na International Valuation Guidance Note 3- Valuation of Plant and Equipment (Revised 2005), que consideramos esclarecedora:
“Machinery: Individual machines or a collection of machines. A machine is an apparatus used for a specific process in connection with the operation of the entity. Equipment: Other assets that are used to assist the operation of the enterprise or entity.”

Uma correcta avaliação de máquinas e equipamentos é particularmente relevante em questões de inventário (por exemplo em falências e insolvências) e na transição para o Sistema de Normalização Contabilística (Norma Contabilística e de Relato Financeiro NCRF 7).

Quer numa quer noutra situação o avaliador deve estimar o valor de mercado. 

Como metodologias indicadas para a sua obtenção aconselhamos duas: informações de mercado obtidas, por exemplo, em feiras e leilões, devidamente homogeneizadas e, se não houver um mercado liquido de transacções, aplicar o método de Ross-Heideke (esse mesmo, que conhecemos para a estimativa da depreciação de imóveis!)

O coeficiente de depreciação é o que ajusta o valor de mercado do bem. 

Aplicando-se a depreciação devida ao preço (ou custo) de reposição, encontramos o valor de mercado.

Finalmente, não nos esqueçamos de testar as imparidades de máquinas e equipamentos em cada data de relato!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.