Inventariação e avaliação de ativos fixos tangíveis


A par da avaliação, é vivamente aconselhado a todas as empresas manterem um cadastro atualizado dos ativos fixos tangíveis (aqui referimo-nos mais concretamente às máquinas e equipamentos), designação dada pelo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) ao que o anterior Plano Oficial de Contabilidade designava por imobilizado corpóreo.

Avaliação e inventariação de ativos
Independentemente da sua obrigatoriedade, por força dos dispositivos legais, a sua correta inventariação e catalogação pode revelar-se  decisiva na relação das empresas com a máquina fiscal.

Esta exige que os bens do ativo relacionados nos programas informáticos ou livros de registos sejam devidamente identificáveis (decorre do artigo 51º do CIVA). Desta forma, é permitido um controlo sobre eventuais desvios de ativos fixos tangíveis da esfera da empresa.

É também neste âmbito, de controlo do ativo fixo tangível, que os relatórios dos Revisores Oficiais de Contas muitas vezes expressam reservas na inexistência da identificação clara dos bens.

Recorrendo a terminais e impressoras de códigos de barras poderão ser encontradas soluções que permitam uma correta gestão de ativos. 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.