Avaliação Imobiliária e a sua relação com a Depreciação dos Edifícios

O nosso artigo de hoje divulga uma tese de mestrado muito interessante, com o título “Avaliação Imobiliária e a sua relação com a Depreciação dos Edifícios”, de António José de Sousa Pereira.

Foi realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Civil - 2012/2013 - Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2013.

Publicamos um pequeno excerto do seu resumo:

“Nesta perspetiva esta dissertação tem como objetivo melhorar o modelo que se considera mais evoluído no cálculo da depreciação. Analisados os diferentes modelos nos resultados a que conduzem e respetiva variabilidade, constata-se que há um processo evolutivo, servindo os anteriores de base à formulação dos seguintes, desde o modelo linear ao modelo de Ross-Heidecke. Com base neste princípio, utiliza-se este método ou modelo para formular a proposta de melhoria, assentando este objetivo nos estudos mais recentes realizados, comprovando-se a possibilidade de tratar o edifício não como um todo, mas procedendo à sua decomposição nos seus elementos construtivos, especificando-os e caracterizando-os.
Verificando-se que o fator tempo ou idade do imóvel é determinante no cálculo da depreciação, entrando como variável em todos os métodos, foi dada especial atenção à sua análise com base nos estudos avançados existentes para o cálculo da vida útil estimada dos elementos construtivos, introduzindo para o efeito o Método Fatorial.”

Pode ser descarregada em:

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.