Voltamos a perguntar: a sua empresa está preparada para Basileia?

Se não está este artigo é para si.

Este artigo é importante atendendo a que estamos a atingir o primeiro ano da entrada em vigor do acordo de Basileia III.

É justo perguntar se a sua empresa está preparada.

A primeira consequência deste acordo é que os bancos terão uma maior exigência de capital disponível para poderem conceder empréstimos. Ao abrigo das novas regras a Banca estará, no futuro, obrigada a manter reservas de capitais superiores às previstas ao abrigo do acordo Basileia II.

Tem consequências para sua empresa? Tem. Crédito mais caro, mais escasso e mais seletivo.

Relembramos também a exigência para a sua empresa do anterior acordo, Basileia II: capacidade de influenciar as classificações de risco de crédito que lhe sejam atribuídas, principalmente pelo seu Banco, que lhe fornece o seu crédito, ou mesmo pela seguradora que lhe acautela os créditos a receber do seu cliente.

A análise do seu risco de crédito é dada, em última análise e de uma forma muito simplista, pela seguinte equação:

Como pode conseguir influenciar a visão que o seu banco tem da sua empresa?

De muitas e variadas formas sendo que uma delas passa, inexoravelmente, no plano externo, perante a prestação de informações económicas e financeiras tempestivas, relevantes e credíveis.

Está proibido de elaborar documentos de prestação de contas mal estruturados, balanços e demonstrações de resultados unicamente a valorizar o aspeto fiscal.

Está proibido de esconder a realidade patrimonial da sua empresa.


Deve valorizar os seus ativos pelo justo valor

Só desta forma consegue mostrar a imagem verdadeira e apropriada da sua empresa!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.