Regras!

Temos várias vezes afirmado a competência da classe dos avaliadores de património, insurgindo-nos até contra afirmações irresponsáveis de pessoas com responsabilidades (http://avaliarpatrimonio.blogspot.pt/2013/02/o-valor-que-justamente-serve-para.html).


De facto, existem regras e procedimentos a serem aplicados na avaliação de ativos, quaisquer que eles sejam, e que estão bem explicadas, por exemplo, nas International Valuation Standards.


O Internacional Valuation Standards Council (IVSC) é uma instituição privada, independente, sem fins lucrativos, que tem como missão de servir o interesse público (http://www.ivsc.org/).

O seu objetivo é contribuir para que o cliente de uma avaliação sinta confiança no processo de avaliação, com a criação de um conjunto de regras e procedimentos que devem ser seguidos.

Desta forma, a ISVC exige que as opiniões fornecidas sejam credíveis e, muito importante, que os avaliadores ajam com princípios éticos muito fortes.

A origem do IVSC está no International Assets Valuation Standards Committee (TIAVSC), formado em 1981 com o objetivo de desenvolver procedimentos comuns a diversos países.

Os seus membros fundadores foram um conjunto de organizações profissionais preocupadas com a avaliação de património tangível.

Esta comissão mudou o nome para International Valuation Standards Committee em 1994 e desde 1990 passou a incluir membros que se dedicavam à avaliação de outro tipo de ativos. 

Em 2008 alterou novamente o seu nome, para International Valuation Standards Council.

Em 2012 o IVSC contava  mais de 70 organizações de 54 países.
Cada uma destas organizações acredita e regula a conduta individual dos avaliadores que se especializam na avaliação de diversos tipos de ativos ou passivos, como sejam ativos intangíveis, imóveis ou instrumentos financeiros.
Portugal não se encontra representado no IVSC. É pena, pois existem duas associações profissionais de avaliadores, e, como prática no nosso país, de costas voltadas!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.