domingo, 28 de setembro de 2014

Áreas e confusões

(ou a importância da International Property Measurement Standards Coalition (IPMSC))

A medição e a informação das áreas é um dos assuntos mais controversos quando são comunicadas as características de um qualquer produto imobiliário.

Só para termos presente as confusões que podem existir lembramos regulamentos ou entidades que podem ter diferentes conceções quanto aos diversos conceitos de área:

- RGEU - Regulamento Geral das Edificações Urbanas;
- CIMI – Código do imposto Municipal de Imóveis;
- Os diversos PDM (Planos Diretores Municipais);
- Portais de informação imobiliária e mediadoras imobiliárias.

Bom, e ainda mais há…

É necessário um cuidado muito especial quando estamos a comparar produtos imobiliários, atendendo a esta diversidade de opiniões, sob pena de chegarmos a juízos precipitados quanto ao real valor dos imóveis.

Assume assim particular importância a criação da organização International Property Measurement Standards Coalition (IPMSC), de que tomamos a liberdade de traduzir a seguinte passagem da sua página na internet:
  
“A International Property Measurement Standards Coalition (IPMSC) é um grupo de 44 organizações profissionais e sem fins lucrativos de todo o mundo, comprometidos com o desenvolvimento e implementação de um padrão internacional para medir a propriedade.

Atualmente, a forma como os ativos - como casas, escritórios ou centros comerciais - são medidos varia drasticamente. Por exemplo, em algumas partes do mundo é prática incluir espaço comum (poços de elevador; corredores comuns etc) em medições de área útil; noutros, locais de estacionamento ou até mesmo piscinas pode ser incluído.

Com tantos métodos diferentes de medição em uso, torna-se difícil para os utilizadores de propriedades, investidores, ocupantes e desenvolvedores comparar com precisão o espaço. Uma pesquisa feita pela empresa JLL (Jones Lang LaSalle) mostra que, dependendo do método utilizado, a área útil de um imóvel pode desviar-se até 24%.

A International Property Measurement Standards Coalition (IPMSC) é um grupo internacional de organizações profissionais e não fins lucrativos que trabalham em conjunto para desenvolver e incorporar um único padrão de medição propriedade.

Um standard internacional de medição da propriedade irá garantir que os ativos de propriedade são medidos de forma consistente, a criação de um mercado mais transparente, maior confiança do público, mais forte a confiança dos investidores e aumento da estabilidade do mercado.

Nesta fase está em discussão e quase pronto para aprovação a publicação International Property Measurement Standards: Offices


Uma boa notícia …
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário