Evolução de preços mercado residencial desde 1988!

O Bank for International Settlements (BIS) é uma organização internacional responsável pela supervisão bancária, publicando também estatísticas e relatórios sobre os bancos centrais e o sistema financeiro global. É muitas vezes objeto de críticas pelas imposições que faz na regulação bancária internacional.

No artigo de hoje vamos retirar um pouco esta carga negativa e apresentar alguns aspetos positivos, nomeadamente no que diz respeito ao imobiliário.

João Fonseca | Avaliador de imóveis | 919375417


Já escrevemos anteriormente sobre a dificuldade que os peritos avaliadores de imóveis têm para andar para trás no tempo no que diz respeito ao valor dos imóveis. Criticamos inclusivamente algumas práticas habituais, muitas delas aplicadas em processos judiciais:



Pois o BIS veio dar-nos uma grande ajuda!

Tem uma série de estatísticas sobre preços no imobiliário, à escala global, e de que destacaríamos para Portugal os seguintes índices:



Contém preços de imóveis residenciais nominais para 59 países. Para cada país, estão várias séries originais disponíveis, em frequências diferentes (mensais, trimestrais, anuais). 

Tem informação, para o mercado português, desde o ano de 1988, em base mensal.


Contém dados para 59 países, com uma periodicidade trimestral, reais e nominais (séries reais são as séries de preços nominais deflacionadas pelo índice de preços ao consumidor).


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.